FUTURO NÃO MUITO PROMISSOR

21/09/2013 22:23

O FUTURO DA NAÇÃO

* Ivaldo Reges de Carvalho Lima

E ainda dizem que eles(as crianças e adolescentes) são o futuro da nação. O futuro sim, no sentido de serem nossos sucessores naturais, pois, temos uma vida limitada temporalmente, mas, não o futuro no sentido do progresso.

Quando eu era adolescente, meus professores falavam assim: “A escola é uma extensão da casa de vocês. Vocês são aqui, o que são em casa”. Essa afirmação é uma verdade absoluta. Já diz o adágio popular: “A verdadeira educação vem de berço”. Por mais que a sociedade queira inverter as coisas(querem que a escola eduque seus filhos), a primeira e mais eficiente educação, é dada pela família. O educando, quando vai à escola, carrega consigo um conjunto de princípios e valores éticos e morais repassados pela família. O papel da escola é somente lapidar a “pedra” bruta, que tem em si mesma, valores agregados.

As imagens abaixo, são da escola estadual onde leciono a disciplina Física. São carteiras, bebedouros, e prateleiras de aço, destruídas pela ação dos estudantes(se é que podemos chamá-los assim). Sempre falo para eles: “Esse é o meu, e o seu dinheiro, que vocês estão jogando fora. Como bem disse o comentarista do Bom Dia Brasil, Alexandre Garcia, eles têm força para destruírem objetos de ferro e aço, mas a lei não tem força para puni-los, pois, são INIMPUTÁVEIS.

 

Isso é exatamente o que acontece no TRÂNSITO. A família não educa seus filhos para o trânsito. O que vemos são pais que entregam veículos para menores de idade, pais que trafegam em veículos com seus filhos, sem portar a documentação obrigatória, sem os veículos possuírem os equipamentos obrigatórios, pais que não respeitam as regras de circulação, que dirigem perigosamente, e etc..  Campanhas e mais campanhas não resolverão sozinhas os problemas do trânsito. A mais eficiente educação é a familiar. A verdadeira educação vem de berço.

Enquanto isso, resta-nos a FISCALIZAÇÃO.

* Agente de Trânsito na cidade de Cocal-PI, Instrutor de Trânsito em auto escolas, habilitado através de curso específico para realizar Levantamento de Locais de Acidentes de Trânsito, e Transporte de Produtos Perigosos - MOPP, capacitado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP nos cursos: Educação para o Trânsito, Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos - IEPP, Sistema de Comando de Incidentes - SCI, e Técnicas e Tecnologias não Letais de Atuação Policial - TNL, Colunista do Site www.transitoesperantina.com.br, graduando do curso de Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, e Professor Substituto de Física pela Rede Estadual de Ensino do Estado do Piauí.